Como gerar senha de aplicativo de 2FA no Zimbra para usar com Outlook, Thunderbird e outros?
Neste artigo, você aprenderá a gerar senhas de aplicativo no Zimbra, permitindo o uso do seu e-mail em programas como Outlook, Thunderbird ou no celular. Isso garante mais segurança à sua conta sem abrir mão da praticidade no dia a dia.
Este artigo complementa o guia Como fazer a autenticação de dois fatores (2FA)?. Se você ainda não ativou a autenticação em duas etapas no Zimbra, recomendamos seguir aquele passo a passo antes de continuar aqui.
Por que gerar senha de aplicativo?
Quando a autenticação em dois fatores (2FA) está ativada, alguns aplicativos como Outlook, Thunderbird, ou aplicativos de e-mail no celular podem não ser compatíveis com o segundo fator de autenticação.
Para esses casos, o Zimbra permite a geração de senhas específicas para aplicativos. Elas funcionam como uma alternativa segura à sua senha principal, permitindo a conexão com o e-mail sem comprometer a segurança da conta.
Como fazer?
- Acesse a sua conta de e-mail e digite seu login e senha;
- Na barra de navegação, clique em Preferências;
- No menu da lateral esquerda, clique em Contas;
- Na seção Configurações da conta principal, clique em Adicionar código do aplicativo;
- Digite um nome que identifique o aplicativo que você vai configurar, como por exemplo “Outlook”, “Thunderbird” ou “Celular pessoal”. Esse nome é apenas para sua organização — ele te ajuda a identificar mais tarde qual aplicativo está usando aquela senha. Clique em Próximo para gerar o código de aplicativo.
- Copie o código gerado e salve — você não poderá vê-la novamente depois de fechar a janela.
Agora é a hora de usar o código no aplicativo de e-mail. Para fins de demonstração, usaremos o Outlook;
- Abra o Outlook no seu computador;
- Digite seu e-mail para fazer login na sua conta e clique em Conectar;
- Em Senha, digite o código gerado anteriormente e clique em Conectar;
Senha de aplicativo gerada com sucesso.
Como revogar uma senha de aplicativo
- No seu webmail, na barra de navegação, clique em Preferências;
- No menu da lateral esquerda, clique em Contas;
- Na seção Configurações da conta principal, em Aplicativo, localize item desejado e clique em Revogar código;
Senha de aplicativo revogada com sucesso.
Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar!
E-mail suporte: suporte@unodata.com.br
Ou pelo telefone/WhatsApp: 11 3522-3011
✔️ Saiba mais!Conheça todas as vantagens do Unodata Mail. Clique aqui e saiba mais. |